0 Saúde: Pratique, Corrida!

     Oi menias! Tudo bem?
     Hoje vim falar sobre um tema muito importante, Saúde. Maquiagem, cabelo, unha tudo isso é maravilhoso, mas porque não falar de algo que é tão bom quanto. Se estivemos com boa saúde, qualquer make ou hairstyle, vai ficar fantástico. Então hoje trouxe uma dica para melhorar nosso condicionamento físico e mental: A Corrida!

     Praticar corrida diariamente traz vários e vários benefícios, como:

  • Reduz o peso corporal
  • Melhora o nível de colesterol
  • Reduz o risco de infarto
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora a auto-estima
  • Proporciona sensação de bem estar
  • Diminui o estresse e melhora a depressão
  • Estimula a formação da massa óssea, prevenindo lesões como a osteoporose
     E ai? São muito benefícios, não?! Tá louca pra correr. Mas calma, não vai saindo de casa de uma hora pra outra, achando que tá arrasando não tá! Se não é capaz de você se machucar, quebrar uma perna, um braço, torcer o pé... Calma! Antes de qualquer coisa, você tem realizar uma avaliação médica para conferir como anda o seu condicionamento físico. Também não há nada melhor do que um especialista no assunto para definir como começar, afinal não se deve começar logo correndo. Primeiro que você não iria nem 100 metros, pois logo iria cair de cansaço.
     Se você está iniciando, o ideal é que você intercale a corrida com a caminhada e ir evoluindo aos poucos. Assim: Você corre, e quando cansar vá caminhando, até se recuperar, e ai volte a correr.
     Uma hora de corrida diária é o suficiente para alcançar os benefícios. É preciso correr uma distância ou tempo suficiente para se estimular as adaptações fisiológicas, mas sem exagerar aponto de ocasionar lesões.
     Quem não pode correr todos os dias pode alternar a corrida com exercícios de força e flexibilidade.
     E não se esqueça de descansar, isso é fundamental para obter os benefícios fisiológicos da corrida. Descanse dormindo para recuperar pequenas lesões. Coma carboidratos (nada de exageros), pois isso irá te dar mais energia. Comer banana é ótimo para evitar câimbra durante a atividade física.
     Conhecer o trajeto também é importante, saber se tem muitas curvas, buracos ou movimentação de carros e pedestres. Beba muita, muita, muita água e suco de frutas, para recuperar as energias e os minerais perdidos com o suor.
     Use roupas leves: existem camisetas e calções com tecidos especiais que fazem o suor evaporar rapidamente. De dia, óculos escuros, protetor solar para o corpo todo, inclusive nos lábios, bonés também podem ajudar. À noite, roupas coloridas ou com fitas refletivas coladas.
     A escolha do tênis é muito importante: adquira um número maior que o seu, porque os pés incham durante a corrida. Fique longe dos solados planos e finos: o ideal são solas grossas e macias. O tênis deve ser leve, confortável e adequado ao seu tipo de pisada: há vários tipos específicos para caminhada ou corrida. Na dúvida, realize o teste da pisada e descubra se você é do tipo que "pisa para fora, para dentro, ou é neutro". Troque o calçado, em média, a cada seis meses.
     Gostaram! São muitos benefícios e para alcançar-los basta procurar um médico e um profissional de educação física. E é isso, por hoje!
Beijos!

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